domingo, 19 de dezembro de 2010

Livro que recomendo: "A maldicao do espelho" ou "Burrice é perigoso"

Terminei de ler esta semana um livro da Agatha Christie chamado "A maldicao do espelho" (The mirror crack'd from side to side) mas que em alemao se chama "Burrice é perigoso", título que acho muito mais interessante. O livro (e os filmes de 1980, 1992 e 2010) se trata de um assassinato, afirmacao óbvia quando se trata de um livro da rainha do crime, minha íntima: Agatinha. Mas é que o livro nao se trata só de um assassinato, mas do fato de que pode ser perigoso ser burro!!!


“Fora a teia se abria e esvoaçava;

O espelho quebrou de lado a lado:
‘A maldição se abateu sobre mim’,
gritou a Lady de Shalott.”



A vítima do livro [spoiler alert: vou contar tudo] morre porque é burra, egocêntrica, e nao consegue perceber o que acontece à sua volta. Só pensa nela mesma. E ainda conta vantagem. Ou seja, o pior tipo de burrice que conheco, e olha que conheco algumas pessoas que sofrem do mesmo mal.
 A burrice da criatura era tanta que ela estava doente e mesmo assim foi para uma festa só porque lá ia estar uma atriz famosa e ela queria o seu autógrafo. E o conseguiu! Fato do qual se gabou a vida inteira.
Acontece que a tal atriz estava grávida, e tudo que ela sempre quis na vida foi ser mae. Infelizmente o bebê nasceu com problemas mentais, e ela nunca conseguiu ter outro filho, e por isso sofreu pro resto da vida.
A atriz se muda depois de velha para uma casa em uma cidade pacata do interior da inglaterra e dá uma festa para os moradores da regiao. Entre os convidados está a senhora vítima da história, que conta toda orgulhosa de sí mesma para a atriz que um dia, quando era jovem, estava doente com rubéola (acho que é rubéola, li em alemao e a doenca chama Rötungen) e se maquiou, tampou as manchas da pele com maquiagem e foi ver a atriz e pegar seu autógrafo. Nesse momento, a atriz percebe que a culpa do seu bebê, tantos anos antes, ter nascido retardado foi porque ela teve rubéola durante a gravidez, e de quem é a culpa??? Tcharaaaaaan.....
Ela coloca um monte de remedio na sua bebida e oferece pra senhora burrinha, que toma e capota. Ou seja, morreu porque é burra. Morreu porque só pensou em si mesma, e se orgulhava disso a vida toda!!!

as Marinas Greggs dos filmes
Gostei da passagem em que Miss Marple desvenda o crime:

— É bem verdade — disse Jason Rudd. — Marina contraiu rubéola logo nos primeiros meses de gravidez e o médico disse que o problema mental de sua criança fora devido a isso. Não era um caso hereditário ou alguma coisa desse tipo. Ele estava tentando ajudar mas não acho que a tenha ajudado muito. Ela nunca soube como, ou quando e de quem contraíra a doença.

— Isto mesmo — disse Miss Marple — ela nunca o soube até uma tarde em que uma mulher completamente estranha subiu aqueles degraus e lhe contou — contou, e o que mais — com grande prazer! Com um ar de orgulho pelo que fizera! Ela pensou que tivesse sido forte e corajosa e mostrado muita disposição em levantar-se da cama, cobrir o rosto com pintura e ir encontrar a atriz pela qual tinha tanta paixão e obter seu autógrafo. Heather Badcock não queria causar nenhum mal. Ela nunca queria causar mal, mas não há dúvida que as pessoas como Heather Badcock (e a minha velha amiga Alison Wilde) são capazes de causar muito mal devido à sua falta de. . . não de delicadeza, elas são delicadas, mas de qualquer preocupação verdadeira com o modo pelo qual as suas ações podem afetar outras pessoas. Ela sempre pensava, no que a ação significava para ela, nunca reservando um pensamento para o que poderia significar para alguém mais.



as Miss Marples dos filmes
Outra passagem interessante é quando Miss Marple fala de sua amiga Alisson Wilde, que também morreu, provavelmente também consequência de sua burrice:

— Não tinha a menor idéia do mundo — disse Miss Marple vagarosamente. — Não conhecia as pessoas, nunca pensava nelas. E, então, não podia proteger-se.(...) — É muito difícil de explicar ao certo — disse Miss Marple em tom de desculpa. — É uma conseqüência do fato de se ser egocêntrico e não quero dizer egoísta. Você pode ser educado, desinteressado e até solícito. Mas se é como Alison Wilde nunca saberá realmente o que está fazendo e o que pode acontecer a você.

[ela explica:]

— Bem, suponha que você entrasse em uma loja e soubesse que a proprietária tinha um filho que era o protótipo do delinqüente juvenil. Ele estaria lá escutando enquanto você contava para a mãe dele sobre o dinheiro, pratarias ou jóias que tinha em casa. Era uma coisa que a fazia satisfeita e excitada e você queria falar sobre aquilo. Talvez mencionasse uma noite em que fosse sair. Talvez dissesse que nunca tranca a casa. Está completamente absorvida no que está contanto porque aquilo ocupa a sua mente. E, então, digamos, naquela noite você volta para casa porque esqueceu alguma coisa e lá está aquele rapaz ruim, que apanhado em flagrante, vira-se e esfaqueia você.

— Bem, suponha que você entrasse em uma loja e soubesse que a proprietária tinha um filho que era o protótipo do delinqüente juvenil. Ele estaria lá escutando enquanto você contava para a mãe dele sobre o dinheiro, pratarias ou jóias que tinha em casa. Era uma coisa que a fazia satisfeita e excitada e você queria falar sobre aquilo. Talvez mencionasse uma noite em que fosse sair. Talvez dissesse que nunca trancaa casa. Está completamente absorvida no que está contanto porque aquilo ocupa a sua mente. E, então, digamos, naquela noite você volta para casa porque esqueceu alguma coisa e lá está aquele rapaz ruim, que apanhado em flagrante, vira-se e esfaqueia você.

— Isto pode acontecer com quase todo mundo, atualmente — disse Mrs. Bantry.

— Não exatamente — disse Miss Marple. — Muitas pessoas têm um pouco de senso de proteção. Percebem quando não é prudente dizer ou fazer alguma coisa por causa das pessoas que estão escutando, ou por causa do tipo de caráter que aquelas pessoas têm. Mas como disse, Alison Wilde nunca pensava em ninguém exceto nela. Era daquelas pessoas que contam para você o que fizeram, viram, sentiram ou ouviram. Nunca mencionam o que os outros disseram ou fizeram. A vida é uma espécie de caminho com mão-única. Os outros são como papel-de-parede num quarto. — Fez uma pausa e então falou: — Acho que Heather Badcock era deste tipo.

Se você é desse tipo, fique esperto, mude de atitude, ou você poderá sofrer as consequências da sua própria burrice!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário